
Os motivos para Dunga chamar ou não o meia do Milan para ir à África do Sul
ReutersFoto por Reuters
Apesar de toda pressão popular para sua convocação, o meia Ronaldinho Gaúcho está cada vez mais longe de disputar sua terceira Copa do Mundo.
Ronaldinho Gaúcho deve ser o maior motivo de polêmica na lista do técnico Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul. O meia tem cerca de 10 jogos no Campeonato Italiano até a convocação da seleção no começo de maio para mostrar que pode estar na seleção brasileira.
Alguns jogadores da seleção já até declararam que o time funciona bem sem ele, mas deixam a escolha para Dunga. Nós, do R7, resolvemos ajudar o técnico e dar alguns motivos para convocar e para não convocar o astro do Milan.
Por que sim:
Diferença técnica
Inegável que Ronaldinho Gaúcho é um craque e pode decidir um jogo com um passe ou uma falta bem cobrada. O ex-goleiro inglês Seaman ainda tem pesadelos com as jogadas do meia depois das quartas de final da Copa do Mundo da Coreia e do Japão, onde o Brasil ganhou por 2 a 1 com um gol de falta do meia.
Vontade
Pelo que mostrou no Milan durante essa temporada, Ronaldinho provou estar com vontade de disputar essa Copa. Algumas partidas do meia foram muito boas, como na primeira partida contra o Manchester United, pela Liga dos Campeões.
Substituto para Kaká
O meia do Milan pode ser uma interessante opção caso o jogador do Real Madrid não se recupere da pubalgia que o ataca. E quem disse que eles também não possam jogar juntos? Kaká costuma jogar mais centralizado e Ronaldinho atua pela faixa esquerda do campo, tornando a parceria entre os dois viável e dando apoio a quem estiver atuando na ala esquerda.
Campeão mundial
Ronaldinho é um dos poucos selecionáveis que já levantou uma Copa do Mundo, em 2002. Essa experiência pode ser fundamental em um momento de aperto durante a competição.
Habilidade
Poucos jogadores são tão habilidosos quanto o meia do Milan e sempre é bom ver um craque em campo. Portugueses, marfinenses e coreanos ficariam preocupados com a presença do jogador, mesmo no banco.
Por que não:
Diferença tática
Ronaldinho é um craque, mas hoje ele não se encaixa no esquema tático de Dunga. Para o meia jogar, seria necessária uma adaptação e o tempo pode ser curto demais para isso.
Histórico
Faz muito tempo que Ronaldinho não é um jogador decisivo com a camisa do Brasil e em Copa do Mundo esse pode ser um fator muito importante.
Fora da “Família Dunga”
O técnico fechou elenco e o meia não está entre os escolhidos. Agora, para ele ir, somente se alguém se machucar, o que parece mais difícil a cada dia. Hoje o meio campo da seleção é formado por um meia e três volantes e a opinião nesse setor é unânime que Ronaldinho não faz falta para o time com o esquema atual.
Gilberto Silva, por exemplo, é taxativo em afirmar que não é necessário mudar o esquema.
- Não precisa, não, o esquema que o Dunga traçou dá a opção de que o Elano ou o Ramires atuem um pouco mais à frente e os dois são muito habilidosos, inteligentes e sabem marcar também.
Ramires concorda com o companheiro e cutuca a imprensa.
- Também é importante que os jornalistas e as outras pessoas percebam que com três jogadores de marcação no meio de campo, os nossos laterais podem ser mais do que alas, podem ser pontas.
Últimos anos
Ronaldinho parecia ter perdido a vontade de jogar. Melhorou muito nos últimos meses de Milan. O meia fez grandes jogos pelo Campeonato Italiano, sendo o principal responsável pela reação do Milan no campeonato, mas aparentemente isso não foi o suficiente para o técnico da seleção, que prefere levar Julio Baptista para a Copa. O técnico Dunga não parece disposto a sacrificar algum volante para convocá-lo.
Má vontade do técnico
Não se sabe se é por causa daquele famoso Grêmio x Internacional, em que Ronaldinho deu um chapéu em Dunga (quando ele ainda era jogador), mas parece que o técnico tem algo contra o meia. E isso poderia criar um clima ruim no ambiente da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário