Do meio para a lateral (05/03)
Antônio Melane - Estado de Minas
Com a chegada do armador Roger, Adílson Batista deve escalar Gilberto novamente na posição para a qual ele foi convocado para a Seleção Brasileira
Não há dúvidas de que o técnico Adílson Batista vai lançar um time misto domingo, às 17h, em Juiz de Fora, contra o Tupi, para defender a liderança do Campeonato Mineiro. Terá a oportunidade, pela primeira vez, de escalar Gilberto e Roger como titulares, o que é a garantia de qualidade e experiência. A armação da equipe fica para o treinamento de hoje cedo, mas no Cruzeiro todos sabem quais são as intenções do técnico sobre os dois jogadores: aproveitar Gilberto na lateral esquerda, no lugar de Diego Renan, que está precisando de um descanso (é o que mais atuou nos sete jogos do Campeonato Mineiro), e manter Roger no meio-campo, para que ele tenha o que pretende: uma sequência e, naturalmente, ritmo para desenvolver todo o seu futebol.
Gilberto voltou ontem da Seleção Brasileira, depois de ficar na reserva na vitória por 2 a 0 sobre a Irlanda, em Londres. Está com muita vontade de jogar, pois seu último jogo foi na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético. Não participou da vitória por 4 a 1 sobre o Colo Colo, do Chile, pela Copa Libertadores (estava cumprindo a suspensão automática pelo cartão vermelho contra o Vélez Sarsfield), e nos dois outros (1 a 0 no Ituiutaba e 5 a 0 no Uberaba), estava à disposição da Seleção. Ele falou com muita segurança: “Vou jogar onde o Adílson determinar. Ele sabe onde posso render mais para a equipe”.
Desde que chegou no ano passado, Gilberto foi escalado no meio-campo, aparecendo na lateral com raras exceções, mas agora deve ser essa a sua nova posição, onde ele começou a carreira e também para a qual foi convocado para a Seleção. Roger está sabendo ocupar o meio-campo e todos destacam que Gilberto estava improvisado. Agora o Cruzeiro tem um especialista da posição.
Roger se sente à vontade. Acredita que com mais dois jogos estará apto a oferecer ainda mais à equipe: “Estarei realmente pronto, com ritmo para os 90 minutos e entrosado com os companheiros. Mas posso dizer que os resultados estão sendo os melhores possíveis. Se não fosse assim não teria tido sucesso naquela bola que cruzei para o Eliandro fazer o primeiro gol na goleada sobre o Uberaba”.
Mesmo prevendo muito desgaste, Roger quer jogar domingo. Caso não tenha nenhum problema, vai enfrentar também o Deportivo Itália, quinta-feira, em Caracas, na Venezuela, pela Libertadores, porque Gilberto vai cumprir o segundo jogo da suspensão pelo cartão vermelho diante do Vélez. É bom lembrar que o jogador foi penalizado também com o cartão vermelho no empate por 1 a 1 contra o Real Potosí, na Bolívia, na fase pré-Libertadores.
O Cruzeiro anda apreensivo com o que pode ocorrer no domingo. A viagem será cedo, em voo fretado para Juiz de Fora, com retorno logo depois e previsão de chegada a BH às 22h. Exatamente às 2h30 da manhã, a delegação vai deixar a Toca com destino ao aeroporto de Confins, porque o embarque para Caracas começa às 4h30. Portanto, não pode haver atraso e os dirigentes cruzeirenses lembram que em 2008, por causa de chuva, a delegação não pôde voltar de Juiz de Fora de avião (o aeroporto ficou fechado) e retornou de ônibus. Se isso se repetir, nem haverá tempo de passar pela Toca, com a delegação indo direto para Confins.
POUPADOS É cedo para antecipar o que Adílson pretende em termos de formação da equipe, mas alguns titulares, como Fábio, Henrique, Marquinhos Paraná, Gil e Thiago Ribeiro, devem ser aproveitados. No treinamento de ontem, Gil formou a zaga com Cláudio Caçapa, que cumpriu a suspensão pelo terceiro cartão e pode ser escalado. Bernardo também esteve em ação, ao lado de Kieza, Anderson Lessa, Dudu, Marcos, Magalhães e outros. Os que estão jogando em sequência ficaram na sala de musculação. Os preparadores dizem que eles fizeram um trabalho funcional. Entre eles, estava Kléber. Dessa forma, fica claro que ele não vai enfrentar o Tupi. Seu retorno seria certo se participasse do coletivo contra os juniores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário