Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

PSDB formaliza Aécio e Anastasia como pré-candidatos


O PSDB lançou, na noite desta segunda-feira (15), a pré-candidatura ao Senado do governador Aécio Neves e ao Governo do atual vice-governador Antonio Anastasia. Ainda na reunião da executiva estadual, foi aprovada uma moção de apoio à candidatura do governador paulista José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto. O presidente do PSDB de Minas garante que a moção de apoio a Serra não tem qualquer intenção de pressionar o paulista.


Pré-candidato à Presidência da República, José Serra irá priorizar Minas Gerais em seu programa de governo para tentar neutralizar a força do apelo mineiro da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a pré-candidata petista. Nascida em Belo Horizonte, Dilma Rousseff construiu sua vida no Rio Grande do Sul e, agora, investe nas suas raízes mineiras para angariar votos no Estado. “Serra, tenho certeza, fará um programa incluindo Minas Gerais em um projeto nacional”, respondeu o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Narcio Rodrigues durante reunião na qual o partido formalizou as pré-candidaturas ao Senado do governador Aécio Neves e ao Governo de Minas do atual vice-governador Antonio Anastasia.

Nesta terça-feira (16), Narcio Rodrigues desembarca em São Paulo para se encontrar com José Serra, pessoalmente, e entregar o documento. Do encontro, também participarão lideranças tucanas de São Paulo, como o presidente do PSDB estadual, deputado federal Mendes Thame. “O PSDB de Minas Gerais e os aliados do governador Aécio Neves estão totalmente comprometidos com o nome do governador de São Paulo, José Serra, como pré-candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. Estamos todos empenhados na eleição de Serra e Anastasia, sob a liderança de Aécio Neves, para consolidar a ampla vitória desse projeto em Minas Gerais e no Brasil”, diz trecho da moção.

O documento aprovado na reunião da executiva tucana, em Minas, também destaca que o PSDB de Minas, “oportunamente”, irá discutir e oficializar com aliados composições de chapas em Minas, majoritária e proporcional.

Sobre seu encontro com o presidente do PMDB, no início da tarde, Rodrigues não perdeu a oportunidade para elogiar a “importância” dos peemedebistas no cenário da sucessão estadual. O tucano chegou a dizer que o PMDB pode ser “muito útil” para o projeto futuro do PSDB em Minas.


“Todos os canais estão abertos para a gente conversar. A conversa é a principal característica da política mineira. E achamos que é possível convergir com o PMDB. Seria muito bom se o PMDB caminhasse ao nosso lado. Estamos perseguindo isso há muito tempo”, assegurou o tucano.


Mesmo com a intenção dos dois partidos de lançarem candidaturas próprias, Rodrigues não acredita que um possível acordo com o PSDB possa resultar no mesmo impasse criado entre PT e PMDB. Para o tucano, inclusive, a aliança mudaria o cenário estadual e até nacional. “Tem muita coisa para se definir ainda. Nesse momento, as conversas precisam ser intensificadas na busca de acordos. Na hora certa, o resultado dessas conversas vai aparecer. O importante é que o PMDB saiba que o PSDB o reconhece como parceiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário