Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico será criado em Sete Lagoas


Prefeitura, Comtur e iniciativa privada reúnem com empresários de cada setor para mostrarem perspectivas e conhecerem realidade das áreas.

O setor de turismo da cidade começa a aprofundar as conversas para criar o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico (PDTur). Após o “I Encontro Comtur – Oportunidades do Cenário Turístico”, cada componente da cadeia produtiva participa de uma reunião setorial para definir a demanda e apresentar problemas das áreas. Nessa terça-feira (9), as agências e operadores de viagens conheceram as oportunidades de negócios que virão com incentivos governamentais para a preservação e divulgação das grutas, partidas de futebol na Arena do Jacaré e verbas destinadas para as 11 cidades polo de turismo em Minas Gerais.

No encontro ocorrido na sede do Circuito das Grutas, as agências mostraram dificuldades do dia a dia como a falta de aproximação com organizadores de eventos, parceria com outras operadoras para distribuir e promover o produto “Sete Lagoas/Circuito das Grutas” e capacitação de mão-de-obra.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Eder Bolson, há mais disposição dos empresários conversarem e se unirem. “Diagnosticamos que os setores não estavam trabalhando de forma organizada e não havia diálogo”. Bolson vê a necessidade de mudar: “uma cadeia turística é trabalhar em grupo, pensando o concorrente como um parceiro”. O presidente do Circuito das Grutas, Magno Marques, considera o processo de desenvolvimento do turismo bem articulado e consistente. “Acredito nos efeitos desse trabalho. A hora é essa”, afirmou.

A mobilização é uma iniciativa da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Comtur; Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (Acisel); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Circuito das Grutas; Faculdade Cenecista; Faculdades Promove; Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura (Seltur); Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm).

PDTUR

O Plano de Desenvolvimento do Turismo de Sete Lagoas está em fase de discussão, mapeando a realidade do ramo a partir da visão dos empresários locais e do diagnóstico realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido da Secretaria de Estado de Turismo. A intenção é definir um rumo para o setor de turismo, com projetos e subprojetos para estruturar os atrativos, qualificar os trabalhadores, sistematizar a divulgação, aumentar taxa de permanência e gasto médio de turistas, e oferecer emprego e renda para os setelagoanos.

Antes do PDTur virar realidade, duas ações buscam informar melhor os turistas, através de um site específico da área e mapas de bolso, mostrando opções de hotéis, restaurantes, atrativos e agenda cultural.

ENCONTROS

No dia 3, a reunião foi reservada para hotéis e pousadas e, dia 4, para empresários de bares e restaurantes. A programação dos encontros setoriais prossegue com os serviços de transporte (dia 11); atrativos turísticos (dia 16); artesanato, entretenimento, drogarias, farmácias, supermercados, postos de combustível (dia 18); academias, buffets, cerimoniais, escolas de idiomas (dia 23); e Secretarias Municipais e Conselhos (dia 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário