
O tufão da mudança fez mais uma vítima. Desta feita quem foi arrastado sem dó, nem piedade, foi o diretor de Marketing do clube, Antônio Claret.
Zezé Perrella, pressionado que está sendo pelo Conselho, está promovendo mudanças profundas, tanto no futebol, quanto na área admistrativa do Cruzeiro. Depois do anúncio do rombo no balanço de 2009, muitos conselheiros estão exigindo mudanças profundas no clube em troca de continuar apoiando a presidência. Assim, não se assustem se esse vendaval voltar a atacar levando consigo mais alguém que seja considerado intocável, até outrora.
Claret é um profissional gabaritadissimo. Experiente e confiante no próprio feeling, ele promoveu algumas benfeitorias no clube, tais como o aumento do valor das placas de publicidade do Mineirão para os jogos do Cruzeiro, conseguiu também subir o valor do patrocínio da camisa e ainda criou produtos interessantes para o torcedor, como o Raposão e o Sócio do Futebol.
Mas, a exemplo de Maluf, seu ciclo no clube estava no fim. Alguns erros foram decisivos para a sua saída, como o patrocínio das camisas ser igual ao do rival citadino e ainda por um valor muito pouco acima do fechado com o cam. Isso aborreceu a muita gente, pois é notório e comprovado em estudo recente, que a marca do Cruzeiro vale, no mínimo, o dobro da marca do rosinha.
Acredito que Claret necessite se reciclar. Trabalhar num clube da grandeza do Cruzeiro exige do profissional muito além do que estava sendo apresentado. Ele não comprometia, mas pouco complementava. Faltava um diálogo mais aberto e estratégico do Departamento de Marketing com o Departamento de Futebol, com vistas para obter recursos para a contratação de jogadores, ou mesmo a exploração da imagem dos ídolos da torcida.
Outro fator que incomoda é a demora eterna para o clube decidir aonde vai mandar os jogos com a ausência do Mineirão e do Independência. Muitos falam em Ipatinga, Uberlândia, enquanto outros defendem a Arena do Jacaré em Sete Lagoas. Muito disse-me-disse e pouca ação. Mas o fato é que o ideal para o torcedor, sobretudo para o Sócio da capital, serão os jogos em Sete Lagoas. Dizem que o estádio não está pronto, mas que ficará em breve. O rival rosinha e o América já decidiram jogar lá, portanto não há desculpas.
Agora que o Perrella resolveu mexer no marketing, tomara que ele se torne mesmo a alma do negócio chamado Cruzeiro. O marketing é a única saída que os clubes brasileiros possuem para reduzir a eurodependência mercantilista. Com um processo renovado e bem trabalhado, não mais seremos obrigados a vender os nossos ídolos para cobrir o rombo no caixa.
Agora é aguardar pelas novidades que virão nas próximas horas. O caso Riquelme poderá ter o seu capítulo decisivo ainda hoje. Qualquer notícia que surgir, atualizaremos este post. Aguardem!
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